sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A invenção do sabão e do detergente








Em 1987, o químico francês Nicolas Leblanc( 1742-1806) deu o primeiro grande passo rumo à fabricação comercial de sabão em larga escala, utilizando o sal comum para produzir carbonato de sódio, substancia que reage com a gordura para fazer o sabão.



O primeiro detergente sintético foi produzido em 1890 pelo químico alemão A. Krafft, após observar que pequenas moléculas ligadas ao álcool funcionavam como o sabão. Em 1916, o químicos alemães H. Gunther e M. Hetzer, motivados pela falata de suprimentos de gorduras naturais, devido a Primeira Guerra, desenvolveram um produto sintético que substituiu os sabões, alem de apresentar várias vantagens em relação a eles, como não reagir com sais e ácidos presentes na água. Nasceu assim o Nekal (primeiro detergente comercial). A palavra detergente vem do latim detergere e significa limpar.
A partir de 1950, foram produzidos em larga escala detergentes sintéticos, feitos de produtos derivados do petróleo, em substituição às gorduras de origem animal e vegetal que eram usadas na produção do Sabão.





Um outro detergente importante é o Xampu. Na composição dos xampus, existem dois tipos fundamentais de substancias: detergentes e amidas.
As substancias detergentes retiram a gordura mas causam um efeito inconveniente: ressecam muito o cabelo. É ai que as amidas- por exemplo a etanamida (CH3CONH2)- atuam: essas substancias repõem parte da oleosidade, diminuindo o ressecamento. Deferentes xampus contém diversas proporções de detergentes e amidas para atenderem aos vários tipos de cabelos, além de terem em sua composição aditivos que realçam características como brilho e textura.
Outro detergente é o creme dental de uso em nossa higiene pessoal é o creme dental, que deve ser usado nas escovações após as refeições. Os cremes dentais tem função de remover as placas bacterianas, limpar e polir os dentes. Além disso, podem conter substancias indicadas para prevenir a cárie e o tártaro, ou par clarear os dentes. Uma dessas substancias é o flúor.
Fonte:MOL, Química e Sociedade.

Nenhum comentário: